ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 88-1


Poster (Painel)
88-1CLASSIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS CONTAMINANTES DO BAMBU EM CONDIÇÃO DE CULTIVO in vitro E AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DAS ENZIMAS CATALASE, LACTASE E CAPACIDADE DE SOLUBILIZAÇÃO DO FOSFATO.
Autores:SILVA, E.R.A (CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste) ; DANTAS, P.V.P. (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; SALVADOR, T.L. (CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste) ; SOUZA, R.A (CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste) ; HOULLOU, L.M (CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste)

Resumo

Os Bambus são plantas herbáceas e lenhosas, pertencentes à família das Gramineae e do gênero Bambusa. São plantas muito utilizadas na construção civil, na fabricação de objetos, na confecção de papel, além de servir como alimento e remédio. Estudos revelam a possibilidade de aplicação biotecnológica dos micro-organismos que compõem a microbiota dessa planta. O presente estudo teve como objetivo classificar as bactérias endofíticas do Bambu em Gram positivas ou negativas e avaliar a produção das enzimas catalase, lactase e a capacidade de solubilização do fosfato. Os explantes de Bambu foram lavados com detergente comercial e água corrente, submetidos a termoterapia, desinfestados em NaClO a 3% e em Tween 20 por 20 min sob leve agitação, em seguida, foram enxaguados em água destilada estéril e inoculados em potes contendo o meio para plantas Murashigue & Skoog (MS). As bactérias endofíticas contaminantes foram isoladas no meio Agar nutriente e posteriormente, semeadas no meio diferencial Agar McConkey para avaliar o crescimento, indicando ser Gram negativa e a capacidade de fermentar a lactose, formando colônias de coloração rosada. Para avaliação da produção da catalase foi feito o teste com a adição de água oxigenada a 3% e observado a formação de bolhas da conversão do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. Quanto à capacidade de solubilização do fosfato, as bactérias foram inoculadas no meio composto por 10 g de glicose, 2 g de extrato de levedura e 15 g de ágar. A este meio foram adicionadas uma solução contendo 100 g L-1 de K2HPO4 e outra contendo 100 g L-1 de CaCl2, ajustando o pH para 6,5, com o intuito de se formar fosfato de cálcio precipitado. As placas de Petri foram incubadas na B.O.D a 32º C por 24-48 horas e observado a presença de halo transparente ao redor da colônia. Do total de 7 bactérias, 6 são Gram Negativas e 1 Gram Positiva, 3 são fermentadoras de lactose, 7 produzem a enzima catalase e nenhuma foi capaz de solubilizar o fosfato. Portanto, as bactérias endofíticas do Bambu são boas produtoras de catalase e não foram capazes de solubilizar o fosfato.


Palavras-chave:  Bactérias, Bambu, Endofíticos, Enzimas